ESHU [ORIXÁ] |
A PRINCÍPIO PODEMOS ESTABELECER QUE A PALAVRA EXU SE REFERE A MITOS DIFERENTES, MAS QUE APRESENTAM MUITAS SIMILARIDADES.
BASICAMENTE, PARA TENTAR SIMPLIFICAR, HÁ DOIS DIFERENTES TIPOS DE EXU. UM SERIA O EXU ORIXÁ, QUE ESTÁ INTRINSICAMENTE LIGADO A ORIGEM DA VIDA, MAS HÁ TAMBÉM UMA INFINIDADE DE ENTIDADES QUE SE CLASSIFICAM COMO EXUS, QUE SERIAM ESPÍRITOS DESENCARNADOS QUE INCORPORAM NOS MÉDIUNS COM DIFERENTES NOMES.
EXU [CATIÇO] |
AQUI VAMOS TRATAR DE FALAR SOBRE O ORISHÁ ESHU, E DOS EXUS CATIÇOS TRATAREMOS EM OUTRA OCASIÃO.
NOS MITOS MAIS ANTIGOS ESÚ, ESHU OU EXU FOI O TERCEIRO SER CRIADO POR OLURUN, DEPOIS DE OBATALÁ E DE ODUDUA.
OBATALÁ TEM O DOMÍNIO SOBRE A COR BRANCA, ODUDUA SOBRE O PRETO E ESHU SOBRE AMBAS AS CORES E AINDA O VERMELHO, COR DO SANGUE E, PORTANTO, DA VIDA.
POR ESTAR PRESENTE DESDE LOGO APÓS A CRIAÇÃO DO UNIVERSO E ANTES DA CRIAÇÃO DA VIDA, É UM DOS MAIS ANTIGOS ORIXÁS, MELHOR AMIGO DE OBATALÁ, QUE POR ELE TEM GRANDE ESTIMA.
CRIAÇÃO DO MUNDO |
OBATALÁ, ENTÃO, É A FORÇA MASCULINA DA CRIAÇÃO, ODUDUA É A FORÇA FEMININA, E ESHU A FORÇA MOTRIZ CAPAZ DE POSSIBILITAR E TRAZER A EFEITO ESSA CRIAÇÃO.
EXU, PORTANTO, REPRESENTA O MOVIMENTO, A CONCRETIZAÇÃO, O ATO, E SEM SUA INTERFERÊNCIA NADA CHEGA A VIAS DE FATO.
ELE NAO TRAZ EM SI A FORÇA DA CRIAÇÃO, PARA QUE ISSO ACONTEÇA NÃO BASTA A SUA VONTADE, MAS ELE É A FORÇA EM MOVIMENTO QUE A TORNA POSSÍVEL, POR ISSO É TÃO COMUM OUVIR-SE QUE "SEM EXU NÃO SE FAZ NADA".
NÃO CABE A EXU DECIDIR NEM DETERMINAR, A ELE CABE SOMENTE A AÇÃO PARA QUE TUDO SE REALIZE, PORÉM EM CONFORMIDADE E APENAS COMO COMPLEMENTAÇÃO DE UMA FORÇA MAIOR.
COMO EXU É A FORÇA QUE TUDO REALIZA E ASSIM FOI DESDE O PRINCÍPO DE TUDO, A MEDIDA QUE NOVOS MITOS VÃO SURGINDO, EXU ESTÁ LIGADO A CADA UM DELES COMO O GRANDE TRABALHADOR QUE TUDO VIABILIZA, REALIZA E CONCRETIZA.
PANTEON DOS ORIXÁS AFRICANOS OS CINCO ORIXÁS QUE APARECEM EM PRIMEIRO PLANO SÃO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA: OSSAIN, OMULU, OXÓSSI, OGUN E ESHU |
DEVIDO A SUA PRÓPRIA NATUREZA EXU, AO CONTRÁRIO DAQUELES QUE O ANTECEDERAM, NÃO PERMANECE DISTANTE E INALCANSÁVEL, PORÉM RESSURGE E RENASCE ENTRE OS ORIXÁS COMO O FILHO MAIS VELHO DE YEMANJÁ, O PRIMEIRO A NASCER.
É NATURAL QUE ELE VIESSE [NASCESSE] PRIMEIRO, POIS SEM SUA "NATUREZA REALIZADORA" TUDO E TODOS FICARIAM ESTAGNADOS, E POR ISSO MESMO ELE ESTÁ LIGADO A CADA UM DOS ORIXÁS QUE REINAM SOBRE OS DIFERENTES ASPECTOS DA NATUREZA, COMO A FORÇA DO "MOVIMENTO" E DA "AÇÃO" QUE TORNA TUDO POSSÍVEL. COM ESTE INTUÍTO ELE FOI CRIADO, PARA REALIZAR, VIABILIZAR, CONCRETIZAR.
É EXU QUE FAZ CUMPRIR-SE OS DESÍGNIOS DOS ORIXÁS, POIS SÓ A SUA AÇÃO É CAPAZ DE TORNAR TUDO POSSÍVEL, MAS ELE NÃO É MERAMENTE UM ESCRAVO, MAS ANTES UM COLABORADOR DE NATUREZA LABORIOSA E INCANSÁVEL.
EXU NO SINCRETISMO |
ASSIM COMO CADA ORIXÁ, EXU TEM SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS, QUALIDADES E PARTICULARIDADES, E POR SUA NATUREZA SER A QUE MAIS SE ASSEMELHA A NATUREZA DO PRÓPRIO HOMEM, PORTANTO SUJEITA A VÁRIAS "IMPERFEIÇÕES", EXU NÃO SE APROXIMAVA DO IDEAL DE NENHUM DOS SANTOS CRISTÃOS, RESTANDO-LHE SOMENTE SER SINCRETIZADO COM O DEMÔNIO.
EXU É IRRIQUIETO, IRREVERENTE, INSCONSTANTE, BRINCALHÃO, E APESAR DE UM TRABALHADOR INCANSÁVEL, TAMBÉM AMA OS PRAZERES E É SUSCETÍVEL AOS VÍCIOS.
NÃO FALTAM LENDAS QUE CONTAM O QUANTO EXU GOSTAVA DE "APRONTAR" COM TODOS OS OUTROS ORIXÁS, DAS PEÇAS QUE PREGAVA EM TODOS ELES E DAS CONFUSÕES QUE AS VEZES SEU TEMPERAMENTO TURBULENTO CAUSAVA.
TRONQUEIRA OU CAFUA: QUARTO ONDE SE CULTUA EXU |
EXU É SEMPRE PLANTADO AO LADO DOS PORTÕES, E SUA PRINCIPAL OBRIGAÇÃO É TOMAR CONTA DA ENTRADA, VIGIANDO QUEM ENTRA E QUEM SAI.
COMO A EXU FOI DADO O DESIGNIO DE GRANDE TRABALHADOR, ELE APENAS CUMPRE O DESIGNIO DOS DEMAIS ORIXÁS OU ATENDE AOS PEDIDOS DE QUEM ROGA POR ELE, SEM DISCERNIR ENTRE O BEM E MAL, O CERTO E O ERRADO, POIS A ELE NÃO FOI DADO O DOM DE JULGAR NEM DECIDIR, APENAS O DE "CUMPRIR".
ELE É CONHECIDO PELOS NOMES DE ESU, ESHU, BARA, IBARABO, LEGBÁ, ELEGBARA, ELEGGUA, AKÉSAN, IGÈLÚ, YANGI, ÒNAN, LÁILLÚ, IJÈLÚ. ALGUMAS DAS CIDADES AFRICANAS ONDE ELE ERA CULTUADO SÃO ONDO, ILESA, IJEBU, ABEOKUTA, EKITI, LAGOS.
A PALAVRA ÈSÙ EM YORUBÁ SIGNIFICA ESFERA. EXÚ É O ORIXÁ DA COMUNICAÇÃO, POIS ELE É O MENSAGEIRO ENTRE O MUNDO MATERIAL E O ESPIRITUAL.
É TAMBÉM O ORIXÁ DO MOVIMENTO, DA AÇÃO, O GUARDIÃO DAS ALDEIAS, DAS CIDADES E DAS CASAS.
ELE É SEMPRE O PRIMEIRO A RECEBER TODAS AS OFERENDAS, POR UIM LADO PARA QUE ELE NÃO VENHA ATRAPALHAR COM SUAS "BRINCADEIRAS" O BOM ANDAMENTO DE TODOS OS TRABALHOS, MAS TAMBÉM PARA GARANTIR O BOM ÊXITO DELES TOMANDO CONTA DAS ENTRADAS E IMPEDINDO QUE FORÇAS NEGATIVAS PENETREM.
POR ESTAR MAIS PRÓXIMO AO HOMEM E DIVIDIR COM ELE NAO SÓ SUAS QUALIDADES MAS TAMBÉM SUAS FRAQUEZAS, EXU CARREGA UMA GRANDE ENERGIA SEXUAL E É REPRESENTADO, PRINCIPALMENTE NA ÁFRICA, PELA ESCULTURA DE UM FALO ERETO, SIMBOLIZANDO A FERTILIDADE.
POR ESSE MOTIVO, PARA OS RELIGIOSOS CRISTÃOS DA MODERNIDADE, EXU ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO A INDECÊNCIA E A IMORALIDADE, DAÍ SEU SINCRETISMO COM O DIABO CRISTÃO, MAS NA VERDADE EXU É APENAS ASTUCIOSO E SENSUAL, E DEVIDO A SUA PERSONALIDADE IRREVERENTE, MUITAS VEZES É PROVOCADOR TAMBÉM, POIS PODE AGIR DE FORMA IRASCÍVEL AS VEZES, PROVOCANDO BRIGAS, DISPUTAS E CALAMIDADES, POR ISSO ENTRE TODOS OS ORIXÁS ELE É CONSIDERADO O MAIS PARECIDO E O QUE MAIS SE APROXIMA DA CONDUTA DOS HOMENS, CONTUDO, QUANDO BEM TRATADO, ELE SE TORNA UMA FORÇA EXTREMAMENTE POSITIVA.
NA NIGERIA CONTA-SE UMA LENDA EM QUE EXU TERIA SIDO UM DOS COMPANHEIROS DE ODUDUA QUANDO DE SUA CHEGADA A IFÉ, E CHAMAVA-SE, ENTÃO, NESSA ÉPOCA, ÈSÚ OBASIN. MAIS TARDE TORNOU-SE UM DOS ASSISTENTES DE ORUNMILÁ E POR ALGUM TEMPO, AS CUSTAS DE ARTIMANHAS E ESPERTEZAS, TORNOU-SE REI DE KETU SOB O NOME DE ÈSÙ ALÁKÉTÚ.
A PALAVRA ELEGBARA, UM DOS NOMES PELO QUAL EXU É CONHECIDO, SIGNIFICA "AQUELE QUE É POSSUIDOR DO PODER [AGBARÁ]. UM DOS CARGOS DE EXU NA NIGÉRIA, MAIS PRESISAMENTE NA CIDADE DE OYÓ, É O DE ÈSÙ ÀKERÓ OU ÀKESÁN, QUE SIGNIFICA "CHEFE DE UMA MISSÃO", E ESSE CARGO TINHA COMO OBJETIVO SUPERVISIONAR AS ATIVIDADES DO MERCADO DO REI.
QUANTO AS SUAS OFERENDAS, EXU ACEITA PRATICAMENTE QUASE TUDO O QUE SE LHE OFERECE, PRATICAMENTE TODOS OS TIPOS DE CARNE, COMIDAS E BEBIDAS, MAS DA FORMA COMO ELE É CULTUADO ATUALMENTE NO BRASIL, ACREDITA-SE QUE SUAS PREFERÊNCIAS SEJAM A CARNE DE BODE, FAROFA CRUA DE DENDÊ E CACHAÇA.
OS YORUBÁS CULTUAVAM EXU EM UM PEDAÇLO DE PEDRA POROSA CHAMADA YANGI, OU FAZIAM UM MONTÍCULO ESCULPIDO GROTESCAMENTE NA FORMA HUMANA [UMA ESPÉCIE DE CARRANCA] COM OLHOS, NARIZ E BOCA FEITOS DE BÚZIOS, OU AINDA DE UMA ESTATUETA ENFEITADA COM FILEIRAS DE BÚZIOS TENDO EM SUAS MÃOS CABAÇAS ONDE ELE CARREGA PÓS DOS ELEMENTAIS DA TERRA QUE ELE USA EM SEUS TRABALHOS.
EXU É O MAIS SUTIL E ASTUTO DE TODOS OS ORIXÁS, E QUANDO SE ESTÁ EM FALTA COM ELE, PODE CAUSAR MAL-ENTENDIDOS E DISCUSSÕES OU PREPARAR INÚMERAS ARMADILHAS.
DIZ-SE QUE EXU É TÃO ASTUTO QUE É CAPAZ DE CARREGAR ÓLEO EM UM PENEIRA SEM QUE ELE SE DERRAME.
MAS
AO CONTRÁRIO DO QUE SE POSSA PENSAR, ELE NÃO TEM UMA NATUREZA PERVERSA,
É APENAS IRREVERENTE, ARDILOSO, VAIDOSO E BRINCALHÃO, ADORA PREGAR
PEÇAS, FAZER ARTIMANHAS E CONSEGUE TRANSFORMAR O ERRO EM ACERTO E O
ACERTO EM ERRO, MAS ESTÁ SEMPRE PRONTO A AUXILIAR QUEM CHAMA POR ELE, É
MUITO CULTO E PROFUNDO DONHECEDOR DA NATUREZA HUMANA, UMA VEZ QUE MUITO
SE ASSEMELHA AO HOMEM.
SEUS ASSENTAMENTOS POSSUEM ELEMENTOS
LIGADOS ÀS SUAS ATIVIDADES COMO POR EXEMPLO A TERRA, PÓ OU POEIRA DOS
LUGARES ONDE ELE ATUA.
OFERENDA A ESHU |
ASSIM COMO OS OUTROS ORIXAS, HÁ DIVERSA QUALIDADES DE EXU, OS MAIS CONHECIDOS SÃO ELEGBÁ OU ELEGBARÁ, BARÁ, ALAKETU [MAIS CONHECIDO COMO BARAKETU - O GUARDIÃO DAS PORTEIRAS], AGBÔ, ODARA, AKESSAN OU BARAKESSAN, LALÚ, IJELÚ [AQUELE QUE REGE O NASCIMENTO E CRESCIMENTO DE TUDO O QUE EXISTE], IBARABO, YANGI, LONAN OU BARALONAN [GUARDIÃO DOS CAMINHOS], INÁ.
SUAS CORES E CONTASS SÃO O PRETO E O VERMELHO E O DIA DA SEMANA DESTINADO AO SEU CULTO É A SEGUNDA-FEIRA. SUA FERRAMENTA É O OGÓ, UMA ESPÉCIE DE BASTÃO ENFEITADO COM CABAÇAS QUE REPRESENTA UM FALO.
SUA SAUDAÇAO É "LARÔYE", QUE SIGNIFICA BEM FALANTE E COMUNICADOR.
NA NAÇÃO DE ANGOLA EXU RECEBE O NOME DE ALUVAIÁ, PAMBU NJILA, E LEGBÁ, NA NAÇAO DE JEJÊ.
ASSIM COMO OS OUTROS ORIXÁS, EXU TAMBÉM PODE TER "FILHOS" [NAS RELIGIÕES E CULTOS DE ORIGEM AFRICANA, CADA INDIVÍDUO NASCE SOB A PROTEÇÃO ESPECÍFICA DE UM ORIXÁ, AO QUAL ELE CONSAGRADO COMO SEU FILHO, MAIS COMUMENTE SÃO DOIS ORIXÁS QUE REGEM A "CABEÇA DE UM FILHO", UM PAI E UMA MÃE OU VICE-VERSA], MAS É UM POUCO RARO VER-SE FILHOS DE EXU. ELES SÃO NORMALMENTE SENSUAIS, DOMINADORES E MUITO INTELIGENTES, GOSTAM DE LEVAR A VIDA CERCADOS POR MUITA GENTE, FESTAS, BARULHOS E ROMANCES, SÃO MUITO IMPULSIVOS E DIFICILMENTE SE PRENDEM A ALGUÉM, MAS QUANDO AMAM SÃO CAPAZES DE DAR A PRÓPRIA VIDA. GOSTAM DE AJUDAR A TODOS E SÃO MUITO TRABALHADORES, MAS QUANDO OFENDIDOS PODEM SE TORNAR VINGATIVOS E EXTREMAMENTE CRUÉIS.
EMBORA SEJA NO BRASIL ONDE PROVAVELMENTE MAIS SE ENRAIZARAM AS RELIGIÕES DE ORIGEM AFRICANA, AO REDOR DO MUNDO ELAS OCOREM TAMBÉM.
EM CUBA EXU É CHAMADO DE ELEGUA OU ELEGGUA E FOI SINCRETIZADO, NA SANTERIA, COM O SANTO NIÑO DE ATOCHA OU COM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA. ELE É O PORTEIRO DE TODOS OS CAMINHOS, DA MONTANHA E DA SAVANA, É O PRIMEIRO DOS 4 GUERREIROS, JUNTO A OGGUN, OSUN E OSHOSI.
NO VODOO HAITIANO É CHAMADO DE PAPA LEGBA E LEGBÁ PETRÓ, MAITRE CARREFOUR [DONO DA ENCRUZILHADA].
NA REPÚBLICA DOMINICANA É CULTUADO COMO VODUN LEGBA, E EM TRINIDAD E TOBAGO COMO ESHU.