MITOLOGIAS MUNDIAIS E CONCEITOS

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

OS FILHOS DE KHAOS

NIX - DEUSA DA NOITE (OU AINDA A PRÓPRIA NOITE)
OS FILHOS DE KHAOS nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares. NYX (Noite) e ÉREBUS (Escuridão) nasceram a partir de "pedaços" do CAOS. E do mesmo modo, os filhos de NYX nasceram de "pedaços" seus; como afirma Hesíodo: sem a união sexual. Portanto a família de KHAOS se origina de forma assexuada. KHAOS gera através da separação e distinção dos elementos, e EROS através da união ou fusão destes, parece mais lógico que a ideia de confusão e de indistinção elemental pertença a EROS

ÉREBUS - DEUS DAS TREVAS E DA ESCURIDÃO
EROS age de tal modo sobre os elementos do Mundo, que poderia fundi-los numa confusão inexorável. Assim, seu irmão ANTEROS equilibra sua força unificadora através da repulsa do elementos.
KHAOS é, então, uma força antiga e obscura que manifesta a vida por meio da cisão do elementos. KHAOS parece ser um deus andrógino, trazendo em si tanto o masculino como o feminino. Esta é uma característica comum a todos os deuses primogênitos de várias mitologias.
É frequente, devido à divulgação das ideias de Ovídio, considerar KHAOS como uma força sem forma ou aparência. Isso não é de todo uma inverdade. Na pré-história grega, tanto KHAOS como EROS eram representados como forças sem forma; EROS era representado por uma pedra.

Calígena (do grego Ομιχλης), que significa Névoa
Outra problemática é considerar KHAOS como a pai-mãe de GAIA, TÁRTARO e EROS, quando é somente genitora de NYX (ou simplesmente Nix, quanto a grafia) e ÉREBUS, ou érebo, se quizermos aportuguesar seu nome. Na verdade ela seria "irmão-irmã" de GAIA, TÁRTARO (ou Tártarus) e EROS.
Segundo o poeta romano Higino, KHAOS seria masculino e possuiria uma contraparte feminina chamada CALÍGENA, "a Névoa primordial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário