MITOLOGIAS MUNDIAIS E CONCEITOS

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

NYX - A NOITE, FILHA DE KHAOS

A Deusa é a personificação da Noite, Deusa das Trevas Antigas. Uma das melhores fontes de informação sobre a Deusa provém da Teogonia de Hesíodo. Muitas referências são feitas a naquele poema que descreve o Nascimento dos Deuses e Deusas da antiga Grécia. A explicação é simples, a Noite desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres a vir à existência.

Hesíodo afirma que a Noite era irmã do KHAOS, mas outros a colocam mais comumente não como irmã, mas filha de KHAOS. Em ambos os casos, isso a torna uma das primeiras criaturas a emergir do vazio, pois significa que está íntima e intrinsicamente ligada, seja como filha ou irmã, a mais antiga divindade da mitologia grega,ou seja, a KHAOS. Isso a estabelece também entre os DEUSES PRIMORDIAIS como irmã de ÉREBUS (a Escuridão), outro filho de KHAOS.
Alguns mitólogos e poetas da antiguidade a classificam como irmã também de GAIA (a Mãe Terra), Tártarus ou TÁRTARO (as Trevas Abismais) e Erus ou EROS (o Amor da Criação).
GAIA: A TERRA
Já outros afirmam que GAIA, TÁRTARO e EROS, não eram filhos de KHAOS, e sim irmãos, portanto, tios de . Ainda em outra e diferente versão, não seria nem irmã, nem sobrinha de GAIA, e sim sua mãe, assim como também de Ouranos ou URANUS, a quem GAIA se uniu para gerar a vida na Terra.
Esses mitos e a interligação entre eles são assim meio confusos porque datam desde a pré-história grega, de forma que carecem muitas vezes de fontes precisas e documentos históricos, dependedno muito dos pontos de vista e conclusões daqueles que posteriormente os estudaram. O que se pode afirmar com certeza é que dessas forças ou DEUSES PRIMORDIAIS sobreveio a continuação dos Deuses e Deusas. E foi responsável por dar origem aos Filhos Divinos.

, cuja raiz é o indo-europeu e significa: Trevas Superficiais ou A Noite. Habita o Extremo Ocidente, além do país dos Cimérios, enquanto ÉREBUS personifica as Trevas Subterrâneas e Superiores ao Manto da Escuridão Eterna.

KERES: AS MENSAGEIRAS DA MORTE.
percorre o Céu, coberta por um manto negro, sobre um carro puxado por quatro cavalos negros e sempre acompanhada das Queres (KERA).

É o poeta e fiósofo Hesíodo quem lhe dá lugar entre os Filhos de KHAOS com o posto de Mãe dos Deuses, porque sempre se acreditou que e ÉREBUS haviam precedido a todas as coisas, o que a colocaria portanto entre as divindades que fazem parte do mito da DEUSA-MÃE.
Homero se refere a com o epíteto "A Domadora dos Homens e dos Deuses", demonstrando como os outros Deuses respeitavam-na e temiam esta poderosíssima Deidade.

, assim como Hades, possuía um capuz que a tornava invisível a todos, assistindo assim ao Universo sem ser notada, e até o próprio Zeus tem por Ela um enorme respeito e temível pavor.

também tinha dons proféticos, e foi Ela quem criou a arma que GAIA entregou a CRONUS para destronar URANUS. conhecia o Segredo da Imortalidade dos Deuses podendo tirá-la e transformar um Deus em mortal, como Ela fez com CRONUS após este ser destronado por ZEUS.Algumas vezes, a exemplo de HADES, cujo nome evitava-se pronunciar, dão a nomes gregos de EUFRONE e EULÁLIA, isto é, Mãe do Bom Conselho.
CRONOS: O TEMPO
Há quem marque o seu império ao norte do Ponto-Euxino, no país dos Cimérios; mas a situação geralmente aceita é na parte da Espanha - a Esméria, na região do Poente, perto das Colunas de Hércules, limites do mundo conhecido dos Antigos. Quase todos os povos da Itália viam ora com um manto volante, recamado de estrelas, por cima de sua cabeça, ou com um outro manto azul e archote derrubado, ora representada por uma mulher nua, com longas asas de morcego e um fanal na mão. Representam-na também coroada de papoulas e envolta num grande manto negro, estrelado. Às vezes num carro arrastado por cavalos pretos ou por dois mochos, e a Deusa cobre a cabeça com um vasto véu pontilhado de estrelas e com uma Lua Minguante na testa ou como brincos.

Um comentário:

  1. Muito bom, não conhecia essa deusa, tão pouco sua história, a qual achei instigante.

    ResponderExcluir