MITOLOGIAS MUNDIAIS E CONCEITOS

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EROS - O MITO ORIGINAL

EROS - VASO GREGO
EROS SURGIU NA MITOLOGIA GREGA COMO UM DOS DEUSES PRIMORDIAIS, UMA FORÇA GERADORA DA VIDA. CONTEMPORÂNEO DE KHAOS, AMBOS SÃO FORÇAS CRIADORAS, KHAOS PORÉM SERIA UMA ENERGIA OU FORÇA MAIS BRUTA, OU, COMO SUGERE SEU PROPRIO NOME, A CRIAÇÃO DESENFREADA, O UNIVERSO SURGINDO DO CAOS. JÁ EROS SERIA UMA FORÇA MAIS ORGANIZADA. A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE EROS E KHAOS, PORTANTO, É QUE ESTE GERA A VIDA ESPONTÂNEAMENTE, 
EROS
ENQUANTO EROS EXERCE SUA FORÇA SOBRE A COMBINAÇÃO DOS ELEMENTOS: MACHO E FÊMEA, SOMBRA E LUZ, ETC. EROS, PORTANTO, E A IDÉIA ELEMENTAL DA UNIÃO E PROCRIAÇÃO, DAÍ DE SEU NOME DERIVAR-SE O TERMO EROTISMO, COM A IDÉIA DE SENSUALIDADE, SEXUALIDADE E PROCRIAÇÃO.
COM O PASSAR DOS SÉCULOS, PORÉM, O MITO DE EROS GANHOU NOVAS CARACTERISTICAS, ELE PASSA A SER CONSIDERADO COMO FILHO DE AFRODITE, A DEUSA DO AMOR, E RECEBE ELE MESMO O TÍTULO DE DEUS DO AMOR TAMBÉM. 
EROS E AFRODITE - ESCULTURA ANTIGA
SÓ QUE EROS ESTÁ LIGADO A IDÉIA DE AMOR CARNAL, DO DESEJO E DA PRÁTICA SEXUAL.
O QUE FICA UM POUCO CONFUSO, PORÉM, NESSA HISTÓRIA TODA, É O FATO DE EROS SER UM DEUS MAIS ANTIGO QUE SUA PRÓPRIA MÃE, QUE SÓ SURGIRIA MUITO DEPOIS DELE. ESSA CONFUSÃO É GERADA SIMPLESMENTE PELA CONCEPÇÃO QUE CADA ÉPOCA OU ERA HISTÓRICA TINHA DESSE MITO. 
NA MINHA MENTE CRIEI UMA FORMA BEM SIMPLES DE RESOLVER ESSA QUESTÃO, 
EROS
MAIS DO QUE SIMPLES, EU DIRIA MESMO SIMPLÓRIA: PASSEI A CONCEBER EROS NÃO COMO UM ÚNICO DEUS, MAS COMO DOIS DEUSES HOMÔNIMOS, ASSIM CONCEBI A IDÉIA DE UM EROS NA ORIGEM DO MUNDO, ENTRE OS DEUSES PRIMORDIAIS DA MITOLOGIA GREGA, ATUANDO AO LADO DE KHAOS PARA A CRIAÇÃO DO UNIVERSO, E OUTRO DE MESMO NOME, PORÉM MENOS ANTIGO, ESSE SIM FILHO DE AFRODITE.
SIM, RECONHEÇO QUE ESSA É UMA IDÉIA EXTREMAMENTE PUERIL, 
EROS
MAS SIMPLIFICA BEM MAIS DO QUE TENTAR ENTENDER COMO PODE O FILHO TER SURGIDO ANTES DA MÃE. CLARO, ISSO É RESULTADO APENAS DE ÉPOCAS DIFERENTES E DIFERENTES CONCEPÇÕES DO MESMO MITO, MAS NÃO É BEM MAIS COERENTE ADMITIR A EXISTÊNCIA DE DOIS DEUSES COM O MESMO NOME DO QUE TENTAR SITUÁ-LO NA LINHA DO TEMPO EM PERÍODOS DISTANTES E COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS?
EROS - VERSÃO CLÁSSICA DO MITO
ESTE POST TEM, PORTANTO, A ÚNICA INTENÇÃO DE DEFINIR ESSA IDÉIA DE MINHA PRÓPRIA AUTORIA, CITANDO A PRESENÇA DE EROS E SUA FUNDAMENTAL PARTICIPAÇÃO NA CRIAÇÃO DO UNIVERSO 
E DISTINGUINDO ESSE MITO ORIGINAL DAQUELE OUTRO QUE SÉCULOS MAIS TARDE SE TORNARIA MAIS COMUM E ATÉ OS DIAS DE HOJE MAIS CONHECIDO, ENTÃO, DE CERTA FORMA, MAIS CLÁSSICO TAMBÉM. 
EROS -  PEÇA EXPOSTA NO MUSEU DO LOUVRE
AINDA VOLTAREI A CITAR EROS FUTURAMENTE, EM SEU DEVIDO TEMPO, MAS ENTRE O EROS DA ORIGEM DE TUDO ATÉ O EROS FILHO DE AFRODITE, HÁ AINDA MUITA ÁGUA A ROLAR E MUITOS MITOS A DESVENDAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário