MITOLOGIAS MUNDIAIS E CONCEITOS

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

.ANTEROS - O mito original

EROS E ANTEROS
Como já vimos, não foi somente KHAOS que gerou o universo e deu inicio a tudo o que existe, EROS também tinha um papel fundamental nessa tarefa. Enquanto KHAOS gerava desordenadamente, como se se fosse a força bruta da criação na sua própria essência, EROS gerava através da combinação dos elementos, assim como a escuridão e a luz se unem para gerar a sombra, por exemplo. Mas ainda não foi EROS quem trouxe trouxe ordem à força criadora, pois a combinação indiscriminada dos elementos poderia causar ainda mais desordem. 
É nesse ponto que surge ANTEROS, exercendo uma força de repulsa entre determinados elementos, e assim dando finalmente ordem ao “caos”. Se por um lado ANTEROS seja o oposto de EROS, por outro lado eles se completam e um de nada adiantaria sem o outro. São os dois, ou a combinação deles, que regem as leis da reprodução e da combinação dos elementos, atraindo-se alguns entre eles, sendo EROS quem exerce essa força de atração sobre eles, e outros não se misturando de forma alguma, sendo então ANTEROS quem exerce a força de repulsa. 


Com o passar das eras, o mito de ANTEROS, assim como o de EROS, ganhou novos significados. ANTEROS e EROS passam a ser vistos então como irmãos, ambos filhos de AFRODITE. A cumplicidade, ou mais ainda, a “complexidade” entre eles, contudo, permanece, ainda representam forças que se complementam. A esse mito mais recente, ou menos antigo, de ANTEROS, voltarei a falar futuramente assim como o prometi falar de EROS também, tudo ao tempo oportuno, até porque, não importa em que era e quais as lendas que os cercam, é praticamente impossível falar-se de um sem remeter-se também ao outro.

3 comentários: