A origem e o final eventual do mundo são descritas em Völuspá ("A profecia dos Völva" ou "A profecia de Sybil"), um dos poemas mais impressionantes no Edda poético.
Estes versos assombrados contêm uma das mais vívidas criações em toda a história religiosa e representa a destruição do mundo, cuja originalidade está na sua atenção aos detalhes.
No Völuspá, Odin, deus principal do panteão dos nórdicos, conjura do espírito de um Völva morto (Shaman ou Sybil) e requer que este espírito revele o passado e o futuro.
ODIN |
O espírito se mostra relutante: "O que você pede de mim? Porque você me tenta?";
mas como ela se encontra morta, não mostra nenhum medo de Odin, e continuamente o pergunta, de forma grosseira:
"Bem, você quer saber mais?"
Mas Odin insiste: se deve cumprir sua função como o rei dos deuses, deve possuir todo o conhecimento.
Uma vez que o sybil revela os segredos de passado e de futuro, cai para trás em forma de limbo:
"Eu dissiparei agora".
O PASSADO
No início havia somente o mundo das névoas, Niflheim e o mundo de fogo, Musphelhein, e entre eles havia o Ginungagap, "um grande vazio" no qual nada vivia.
Em Ginungagap, o fogo e a névoa se encontraram formando um enorme bloco de gelo.
YMIR - O GIGANTE DE GELO ADORMECIDO |
O seu suor deu origem aos primeiros gigantes.
E do gelo também surgiu uma vaca gigante, Audumbla, cujo leite jorrava de suas tetas primordiais em forma de 4 grandes rios que alimentavam Ymir.
A vaca lambeu o gelo e libertou o primeiro deus, Buro, que foi pai de Borr, que por sua vez foi pai do primeiro Æsir, Odin, e seus irmãos, Vili e Ve.
Então, os filhos de Borr, Odin, Vili e Ve, destroçaram o corpo de Ymir e, a partir deste, criaram o mundo.
Audumbla - a vaca gigante |
Os deuses regularam a passagem dos dias e noites, assim como das estações.
Os primeiros seres humanos eram Ask (carvalho) e Embla (olmo), que foram esculpidos em madeira e trazidos à vida pelos deuses Odin, Honir/Vili e Lodur/Ve.
Sol era a deusa do sol, filha de Mundilfari e esposa de Glen.
Todo dia, ela montava através do céu em sua carruagem puxada por dois cavalos nomeados Alsvid e Arvak.
Skoll -o lobo- perseguindo a carruagem do Sol |
Sol era perseguida durante o dia por Skoll, um lobo que queria devorá-la.
Os eclipses solares significavam que Skoll quase a capturava.
Na mitologia, era fato que Skoll eventualmente conseguia capturar Sol e a devorava; entretanto, a mesma era substituída por sua filha.
O irmão de Sol, a lua, Mani, era perseguido por Hati, um outro lobo.
Na mitologia nórdica, a terra era protegida do calor do sol por Svalin, que permanecia entre a terra e a estrela.
Nas crenças nórdicas, o sol não fornecia luz, que emanava da juba de Alsvid e Arvak.
ENQUANTO SKOLL PERSEGUE SOL, HATI PERSEGUE MANI [LUA] |
Então, o espírito gira sua atenção ao futuro.
O FUTURO
A visão antiga dos nórdicos sobre o futuro é notavelmente sombria e pálida.
Ragnarök - a grande batalha no final dos tempos entre a ordem e o caos |
No final, as forças do caos serão superiores em número e força aos guardiões divinos e humanos da ordem.
Loki e suas crianças monstruosas explodirão suas uniões; os mortos deixarão Niflheim para atacar a vida.
Heimdall, guardião das divindades, convocará os deuses com o soar de sua trombeta de chifre.
Se seguirá uma batalha final entre ordem e caos (Ragnarök), que os deuses perderão, como é seu destino.
Os deuses, cientes de sua sina, recolherão os guerreiros mais finos, o Einherjar, para lutar em seu lado quando este dia vier.
FENRIR - O LOBO |
Odin será engolido por Fenrir, o lobo.
Mesmo assim, ainda haverá alguns sobreviventes, humanos e divinos, que povoarão um mundo novo, para começar um novo ciclo.
Ou assim Sybil nos diz; os estudiosos ainda se dividem na interpretação das últimas estrofes e deixam em dúvida se esta não foi uma adição atrasada ao mito por causa da influência cristã.
Se a referência for anterior a cristianização, o mito do final dos tempos do Völuspá pode refletir uma tradição indo-européia que se deriva dos mitos do zoroastrismo persa.
O zoroastrismo inspirou também os mitos de final de mundo do judaísmo e do cristianismo.
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