OS FILHOS DE URANO
1] Afrodite, a Deusa do Amor.
nascida quando Cronos o castrou e arremessou os genitais mutilados ao mar (Tálassa).
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
De seu sangue vertido sobre a terra, após a castração, nasceram:
Eram esses filhos em nº de 5, a saber: Alcioneu, Athos, Clytias, Enceladus, e Echion.
3] as Erínias, (as Fúrias, para os romanos).
Elas eram 3: Alecto, Megera e Tisífone. Geralmente tomadas como deusas peversas, na verdade eram incubidas da justiça e da vingança. A elas cabia punir os homens por seus crimes, em especial crimes hediondos como por exemplo o patricídio. Atormentavam os culpados até que suas faltas expiassem ou fossem levados a loucura ou ao suicídio. Eram absolutamente inflexíveis, por isso eram muito temidas e geralmente retratadas como criaturas malignas e sanguinárias.
4] as Melíades,
Eram as ninfas dos freixos, árvore que simboliza a durabilidade e a firmeza e de cuja madeira faziam-se as pontas das lanças. Essas ninfas eram beliciosas, isto é, tinham uma vontade nata de guerrear. Essas foram as primeiras ninfas a surgir, portanto as mais antigas. Outras ninfas, de outras categorias, em geral são tidas como filhas de Zeus, ao passo que as Melíades surgiram do sangue de Urano.
As melíades mais conhecidas são: Ida, Adrastéia, Amaltéia,
Adamantéia e Cinosura.
5] os Telquines,
Eram uma espécie de monstros marinhos com cabeças que se assemelhavam a cabeças de cães, com focinhos pretos, olhos castanhos e orelhas pontudas. Os corpos eram lisos e negros como o dos mamíferos marinhos, com pernas curtas e grossas, que eram meio nadadeiras e meio pés, e mãos semelhantes às de humanos, com garras afiadas.
Por serem mitos muito antigos e existirem poucos registros e referências a eles, há diferentes versões e divergências até mesmo quanto a sua aparência, sendo descritos as vezes também como criaturas com corpo semelhante ao de homens e cabeça de polvo, ou outros animais tipicamente marinhos.
Há diferentes versões sobre a origem dessas criatura, em uma dela eles teriam nascido do sangue de Urano, contudo, a versão mais aceita e conhecida, é que eles seriam filhos de Pontos com Tálassa. Nersse caso teriam sido eles os criadores da foice que Kronos usou para castrar Urano, pois além de poderosos magos, os homen dessa raça eram também ferreiros muito hábeis.
Em algumas versões do mito de Poseidon, foram eles também que forjaram o Tridente do Deus do Mar, e não os Ciclopes. Também teria sido entre essas criaturas que Poseidon criou-se, depois de nascido na Ilha de Creta.
Quando os Telquines começaram a utilizar magia negra, foram lançados ao Tártaro por Zeus, de forma que não vivem mais nos oceanos.
Em outros mitos, há relatos de que eles eram imunes à magia, e até mesmo a deusa Hecate, a mais poderosa de todas as feiticeiras, não tinha poder nenhum sobre eles.
Eram 14 os Telquines, sendo sete homens e sete mulheres, essas chamadas de Télquinas. Um delas, Hália, foi amada por Poseidon, de quem teve seis filhos homens e uma filha, Rode, que deu nome à ilha de Rodes.
Chamavam-s eles:
Os homens (Telquines): Licos (peixe), Escélmis (seca), Dâmnos (brisa), Acmone (maré), Acteus (escarpa), Megalésos (enseada) e Hormenio (relva)
As mulheres (Télquinas): Cafira (ventos), Halia (mar), Polife (névoa), Himalia (chuva), Leucothia (alvor), Galênis (bruma) e Cianope (céu).
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
Do sangue retido a foice usada na castração, depois desta enterrada no solo, nasceu
Ulisses na corte de Alcínoo, rei dos Feácios |
O nome de "feácios" ("pardos" em grego) sugere um povo de pele escura. Teriam originalmente vivido em uma região chamada Hipéria ("terra alta" ou "terra distante") onde viviam em guerra com os vizinhos Ciclopes, até que Nausítoo, filho de Poseidon e pai de Alcínoo, os levou para Esquéria, localizada numa ilha distante a partir de então chamada também Feácia.
Segundo Alceu, diferentemente da maioria dos humanos, que descenderiam do primeiro homem moldado por Prometeu, os feácios teriam nascido do sangue de Urano retido na foice usada por Cronos para castrá-lo e depois enterrada no chão. Essa lenda está relacionada a um nome antigo da ilha de Corfu, Drepane ("foice", devido a seu formato), que em seu tempo (século VI
Nausícaa, princesa da Feácia, encontra o náufrago Ulisses na praia. |
Na antiguidade a Oceania e o continente americano ainda não haviam sido descobertos e segundo a tradição da época, os Feácios eram os seres humanos que viviam no ponto mais distante da Terra. Ele são citados como o povo que habitava as terras onde Odisseu (chamado Ulisses na mitologia romana) foi parar depois que naufragou durante seu longo retorno para casa após a Guerra de Tróia.
Por ali teriam passado também os Argonautas, grupo de heróis liderados por Jasão, grupo assim chamado porque o navio de Jasão chamava-se Argos.
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
Da união de Urano e Gaia,
esta concebeu;
7] os Ciclopes,
gigantes de um olho só.
Há outros cíclopes
na mitologia grega,
os 3 que são filhos
de Urano são:
Brontes, Steropes
e Arges.
8] os Hecatônquiros,
gigantes
de
cem
braços
e
cinquenta
cabeças.
Eram 3
também:
Briareus,
Cottus
e
Gyes.
OS TITÃS |
Eles foram os ancestrais dos futuros deuses (Zeus, Hera, Hades, Poseidon, etc.) e também dos próprios mortais. Os titãs nasceram da união entre Urano, que representava o Céu, e Gaia, que seria a Terra. Segundo algus estudiosos, os titãs eram seres híbridos, nenhum era humano por completo e todos tinham o poder de se transformar em animais
O poeta grego Hesíodo, que viveu no século 7 a.C., foi um dos principais autores da Antiguidade a narrar o surgimento dos titãs, numa obra clássica chamada Teogonia. Esse e outros textos épicos contam que tais seres
A Titânide Réia, que viria a desposar seu irmão Kronos, tornando-se depois mãe de Zeus e seus irmãos. |
mitológicos ajudaram na formação do mundo.
No início dos tempos, Urano fazia seguidos filhos em Gaia, mas, como não se afastava dela, seus descendentes, entre eles os titãs, permaneciam presos no ventre da mãe. Insatisfeita com a situação, Gaia incentivou um de seus filhos, o titã chamado Kronos, a decepar os órgãos genitais de Urano, fazendo com que este se afastasse dela. Essa metáfora mitológica é uma original maneira de explicar a separação entre o Céu e a Terra, que teria permitido o início da vida. Mas não foram só as iniciativas heróicas que marcaram os titãs. Após mutilar e derrotar Urano, Kronos reinou, casou-se com sua irmã Réia e tornou-se um pai terrível para seus filhos. O poder dele e de outros titãs sobre o mundo só acabou quando foi derrotado por seu filho Zeus numa sangrenta guerra chamada titanomaquia.
Eram doze Titãs, sendo
6 homens: Créos, Krios, Cronos, Oceanus, Hiperião e Jápeto;
e seis mulheres (Titânides): Mnemosine, Febe, Reia, Tétis, Teia e Têmis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário