MITOLOGIAS MUNDIAIS E CONCEITOS

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

HÓRUS E JESUS: SEMELHANÇA, COINCIDÊNCIA OU APROPRIAÇÃO?

HÓRUS
JESUS
Em muitos aspectos as histórias de Hórus, da mitologia egípcia, se assemelha com a de Jesus, do cristianismo. Historicamente, porém, não há o que discutir quanto ao fato de que as lendas e histórias da mitologia egípcia são vários séculos anteriores as do mito cristão, o que indiscutivelmente comprova a tese de que o cristianismo incorporou e modificou os mitos de religiões anteriores e bem mais antigas, suprimindo-as e por fim suplantando-as.
MARIA E JESUS

Essas semelhanças entre Hórus e Jesus são por demais evidentes para que que se considerem meras coincidências, e somente mentes obtusas e carentes de informação podem negá-las.

ISIS E HÓRUS
A começar pela idéia do filho gerado sem a união carnal de seus pais. Maria, mãe de jesus, gerou um filho concebido pelo Espírito Santo, ainda virgem, ficando por isso conhecida como Virgem Maria. Igualmente Isis gerou Hórus, concebido por Osíris, mas sem a união carnal do casal, uma vez que Osíris não tinha órgãos sexuais, tendo-os perdido depois de esquartejado pelo seu irmão Seth
e "reconstituído" por Isis que recuperou todas suas partes menos o pênis, o qual não conseguiu achar, e igualmente para os egípcios Isis também passou  ser conhecida como Virgem Isis.

Mas não param por aqui as semelhanças, também há histórias dizendo que Hórus encarnou na terra e ministrou ensinamentos à humanidade. Igualmente Jesus, o filho de Deus, nasceu entre os homens e ministrou ensinamentos divinos.

Em seu nascimento Jesus recebeu a visita dos três reis magos, guiados até ele por uma estrela, e deles recebeu presentes. Igualmente, só que muitos séculos antes, Hórus recebeu a visita de três reis, representados pela constelação das Três Marias, que foram guiados também por uma estrela até o recém nascido, a estrela Sirius, ofertando-lhe também presentes. Até as datas cuja tradição comemora seus nascimentos coincidem, ambos em 25 de dezembro.

Quando criança Hórus foi aos templos aprender, aos 12 anos era um jovem prodígio e professor, aos 30 anos foi batizado por Anup e assim começou sua jornada. Também Jesus foi levado aos templos quando criança e surpreendeu até mesmo aos sacerdotes com sua clareza e conhecimento. Na mesma idade foi batizado por São João Batista e iniciou sua peregrinação.

HÓRUS VERSUS SETH
JESUS VERSUS SATÃ
Por 40 dias Hórus enfrentou Seth, o Deus das trevas, nos desertos, finalmente derrotando-o. Também Jesus foi tentado pelo demônio por dias a fio e a ele resistiu e derrotou.

Hórus fez milagres na terra, como andar sobre as águas do Nilo. Em outra versão, teria ressuscitado um homem chamado El-Azar-Us. Séculos depois Jesus também andaria sobre as águas e ressucitaria Lázaro.

Assim como Jesus, muitos séculos antes Hórus também tinha 12 discípulos que o acompanhavam, realizou milagres, curou doentes e deu visão aos cegos.
Hórus carregava como simbolo a letra T, aliás bem semelhante a uma cruz, que representava a trindade do pai, do filho e do espírito, sendo estes respectivamente Atom, o próprio Hórus e Rá, deus do sol.

A SANTA TRINDADE
[PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO]
Também Jesus fazia partede uma trindade também chamada de o Pai [Deus], o Filho [ele próprio, Jesus] e o Espírito Santo.

Hórus foi morto pelo faraó, por inveja deste, depois de ser traído por Tifão. Foi crucificado, enterrado e ressuscitou após 3 dias. Fora da terra, teria se casado com Hator.

Também Jesus morreu por ordem do império romano, foi traído por Judas, crucificado e enterrado, e depois de 3 dias ressucitou. Embora oficialmente Jesus jamais tenha se casado ou sequer tenha conhecido o "pecado da
carne", há quem defenda, mesmo sem registros bíblicos, que Jesus na verdade teria permanecido na terra e casado com Maria Madalena, mas aí ja se entra no campo das especulações, documentada por alguns historiadores e pesquisadores, porém negadas pela igreja, já que as fontes carecem de precisão e deixam margem para dúvidas, sendo este ponto motivo de grande controvérsia e discussão.

O que não deveria causar controvérsia, pois é inegável e está registrado nos escritos sagrados do Egito Antigo, é que é biograficamente a história de Jesus em muito se assemelha [ou será que copia?] a de Hórus.

Mas há também algumas passagens da vida de jesus que se parecem com outras que se passaram anteriormente com Krishna, Zoroastro, Mitra e Buda, dando a entender que na verdade o cristianismo se apropriou ou plagiou deuses, personagens e mitos das antigas religiões. Não só fatos biográficos, mas também em aspectos como filosofia e doutrina religiosa, há ainda grandes semelhanças entre Jesus e esses mitos da antiguidade, principalmente com com Krishna e Zoroastro, e sobre isso falarei futuramente em novas postagens.

2 comentários:

  1. Estudem a vida dos outros e verão que isso o que vocês disseram não procede, possui vários erros de história ae.
    1] Hórus:
    http://www.pantheon.org/articles/h/horus.html
    www.reshafim.org.il/ad/egypt/osiris.htm#horus
    http://tektonics.org/copycat/osy.html
    http://www.thenazareneway.com/index_egyptain_book_dead.htm
    The Eye of Horus - THURSTON, Carol.

    [2] Mithra:
    http://www.newadvent.org/cathen/10402a.htm
    www.pantheon.org/articles/m/mithra.html
    http://www.tektonics.org/copycat/mithra.html

    [3] Dionísio:
    Representação do deus grego Dionísio: http://2.bp.blogspot.com/-xKYdR8GKLSc/T7G4DHx-XMI/AAAAAAAAAlo/bZ-WAWTjajI/s400/mg-deusdionivinhpraz.jpg
    http://www.pantheon.org/articles/d/dionysus.html
    http://www.greekmythology.com/Other_Gods/Dionysus/dionysus.html

    [4] Attis:
    http://www.britannica.com/EBchecked/topic/42255/Attis&usg=ALkJrhjKjMdHIHA-47Z-kk6TSns_aajh8g
    http://www.tektonics.org/copycat/attis.html

    [5] Krishna:

    http://www.pantheon.org/articles/k/krishna.html
    http://hinduism.about.com/od/lordkrishna/a/krishna.htm

    Faço um desafio a você, mostre referências bibliográficas que comprovam a sua afirmação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito mais no que aqui diz do que diz a Biblia e o cristianismo, que foi so para nos manipular e ter o poder todo. Jesus não criou o cristianismo, os judeus assassinaram Jesus mas o cristianismo e a Igreja catolica mataram Jesus.... Jesus foi um profeta, veio tentar dizer a verdade visto que os judeus não entendiam o que era Deus, e agora temos uma religião que é a pior de todas, que à pala dela morreram muitos inocentes. Duvido que Jesus viesse cà para que houvesse tanta morte em nome de Deus. Não tenho referências, tenho so o meu saber e o meu sentimento.

      Excluir