MITOLOGIAS MUNDIAIS E CONCEITOS

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O NEO-PAGANISMO E AS ORIGENS PAGÃS DO CRISTIANISMO

Todas as religiões do mundo atual baseadas em quaisquer das antigas mitologias e religiões do mundo antigo classificam-se como um tipo de neo-paganismo.

É cada vez mais comum no mundo modeno o surgimento dessas novas seitas e religiões em que seus "fiéis" se voltam aos cultos dos antigos deuses.
O "ODINISMO", que cultua Odin e outros Deuses nórdicos, e as "bruxas modernas", são provavelmente os melhores exemplos desse fenômeno, mas não são os únicos, outros deuses de outras mitologias também são cultuados ao redor do  mundo, e há até algumas filosofias que mesclam diferentes deuses de diferentes mitologias.

Sendo NEO, novo, e PAGANISMO, culto pagão, NEOPAGANISMO seria, portanto, o conjunto de todos os "novos cultos pagãos, ou seja, cultos não cristãos, que não cultuam o deus cristão, nem são baseados na Bíblia.

Alguns mais desinformados talvez julguem esses cultos como seitas de adoração ao Demônio, o que seria um erro grosseiro, pois o demônio também é fruto da Mitologia Cristã, e o culto direcionado a ele seria o Satanismo.

Neo-paganistas cultuam em geral antigos deuses, anteriores ao cristianismo, e Satanistas cultam o diabo cristão, em oposição a Cristo [o Bem vs o Mal], mas não em desacordo com a Mitologia Cristã, até porque o Diabo é um conceito cristão que só pasou a existir depois do cristianismo. Antes havia, em algumas mitologias, conceitos semelhantes que o cristianismo se apropriou para conceber a figura do demônio como normalmente o imaginamos atualmente.

 Aliás, a própria idéia de paganismo é um conceito cristão também, já que a rigor significa tudo o que não é cristão.

Embora o cristianismo ainda seja dominante na maior parte do mundo, pelo menos na metade ocidental do planeta, surgem, ou "ressurgem", cada vez mais novos cultos não cristãos.

Mas o que estaria levando tantas pessoas a esse resgate do passado e da antiga religiosidade?

John Henry Newman - cardeal católico romano do século 19
Seria talvez a constatação de que os dogmas e conceitos cristãos são apropriações ou adaptações de diversos  conceitos do antigo paganismo que está levando as pessoas a concluírem que se o cristianismo simplesmente copiou o que já havia antes, então o mais acertado quem sabe não seria o retorno às antigas origens, de onde na verdade tudo surgiu?

O cardeal católico romano John Henry Newman, num ensaio do século século 19 entitulado Essay on the Development of Christian Doctrine (Ensaio sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã), escreveu  o seguinte:
“O emprego de templos, e estes dedicados a certos santos, e enfeitados em ocasiões com ramos de árvores; incenso, lâmpadas e velas; ofertas votivas ao restabelecer-se de doenças; água benta; asilos; dias santos e estações, uso de calendários, procissões, bênçãos dos campos, vestimentas sacerdotais, a tonsura, a aliança nos casamentos, o virar-se para o Oriente, imagens numa data ulterior, talvez o cantochão e o Kyrie Eleison [o canto “Senhor, Tende Piedade”], são todos de origem pagã e santificados pela sua adoção na Igreja.”

"MESSIAS" PARA TODOS OS GOSTOS E SABORES, ESCOLHA O SEU

Jesus e Krishna
Como já disse antes neste blog: não quero converter ninguém. Até porque a Religião Antiga não se aprende e nem se ensina, mitologia sim pode ser ensinada, estudada, aprendida, mas religião, crença e fé, sejam elas cristãs ou pagãs, têm que ser "acreditadas", sentidas, interioriazadas...

Gostaria apenas de mostrar uma outra maneira, um outro prisma, para se analisar este assunto, do ponto de vista filosófico, histórico e acadêmico, e, se possível fosse, não religioso.

Jesus, Buda e Krishna
Eis aqui diversos mitos da antiguidade, oriundos de diferentes mitologias e religões, cujas histórias e características se assemelham em diversos pontos com Jesus, do cristianismo, porém todos anteriores a ele, a começar por Hórus, da mitologia egípcia, três mil anos antes de cristo, e terminando finalmente com o próprio Jesus Cristo, o mais recente de todos esses mitos.

As semelhanças são inegáveis, vários deles nasceram de virgens, outros foram mortos [alguns na cruz] e ressucitaram, realizaram milagres, enfrentaram demônios ou espíritos malignos, etc. A alguns são atribuídos até mesmo a mesma data de nascimento de jesus. Tudo registrado nos antigos escritos e manuscritos da antiguidade, é só comparar e analisar, e de resto, que cada um tire tire suas próprias conclusões...

HÓRUS
Nascimento: 25 de Dezembro, Egito.
Filho de Ísis, a virgem.
Seu nascimento foi acompanhado pela estrela Sírius, onde três reis a seguiram para buscar o salvador.
Quando criança foi aos templos aprender, e aos 12 anos era um jovem prodígio e professor, e aos 30 anos foi batizado por Anup e assim começou sua jornada.
Lutou durante 40 dias no deserto contra o Deus das trevas, Set.
Tinha como símbolo a letra T, Pai, filho e espírito, Atom, Hórus e Rá. Hórus é conhecido como “A luz”, “A verdade”, “Filho adorado de Deus [Atom]”, “Bom Pastor”, “Cordeiro de Deus”, “O Caminho”, entre outros.
Depois de ser traído por Tifão, Hórus foi crucificado, enterrado e ressuscitou após 3 dias.

ÁTIS
Nascimento: 25 de Dezembro, Grécia.
Filho de Nana, a virgem.
Era apaixonado por Cibele, um amor proibido.
Para ele era comemorado o Dia do Sangue, onde os sacerdotes abstinham de sua sexualidade castrando-se.
Foi martirizado, crucificado, enterrado e ressuscitou 3 dias depois.

KRISHNA
Nascimentos: 19 de Julho ou 25 de Dezembro, Índia.
Filho de Devaki, a virgem.
Vishnu apareceu a ela e disse que Devaki deveria permanecer virgem.
A estrela Sírius assinalou a chegada de Krishna.
Quando criança, Krishna aprendeu com os gurus dos templos. Foi um jovem apaixonado.
Junto aos seus discípulos fez grandes milagres e curas, e após sua morte, ressuscitou.
Ele é o “Senhor dos senhores”, “A suprema e absoluta verdade”, “Aquele cujos olhos são o Sol”, “O refúgio de todos”, “O pastor”, entre outros.

DIONÍSIO, Grécia.
Nascido de uma virgem.
Foi peregrino e professor, fez milagres, transformou água em vinho, é chamado de “Rei dos reis”, “Alpha e ômega” e “Filho prodígio de Deus[Zeus]”.
Após sua morte, ressuscitou.

BUDA, Índia.
Nascido de Maya, a virgem.
Com 29 anos, preocupado com o sofrimento humano tornou-se peregrino.
Banhou-se no rio Nairanjana e se purificou, e uma luz divina desceu, o fortaleceu e lhe deu todo o conhecimento preciso.
É chamado de “Aquele que veio de verdade”.

GILGAMÉSH, Babilônia.
Filho de uma Deusa com um Mortal.
Gilgamésh vaga procurando a vida eterna, que lhe foi negada.
Assim, abandona a vida e vai à procura de sábios e o personagem Utnapishtim, o Noé babilônico.

MITRA
Nascimentos 25 de Dezembro, Pérsia.
Filho de Aúra-Masda, a virgem.
Foi batizado, teve 12 discípulos, praticou milagres, morreu crucificado, ressuscitou após 3 dias e veio trazer a salvação.
Chamado de “A verdade” e “A luz”,
Em seus ritos era servido o pão sagrado e uma bebida alcoólica, que poderia ser vinho para representar o sangue.

Observação:
O mitraísmo entrou em decadência a partir da formação da Igreja Católica como instituição, durante o reinado do impeador romano Constantino.
A principal razão para a decadência do mitraísmo frente ao cristianismo, foi o mitraísmo não ser tão inclusivo quanto a religião cristã. O culto a Mitra era permitido apenas aos homens, e ainda assim apenas aos homens iniciados em um ritual que acontecia somente em algumas épocas do ano.

ZOROASTRO, Pérsia.
Filho de uma virgem, fecundada pela luz divina de Ahuramazda.
Quando nasceu, em vez de chorar, riu e muitos dos seus inimigos tentaram matá-lo, a fim de que não cumprisse sua missão divina.
Teve discípulos, fez milagres e ensinou, além de ser tentado no deserto por uma criatura maligna, mais ou menos nos moldes do diabo cristão. Do zoroatrismo veio o conceito dristão do demônio.
Zoroastro  ficou conhecido por causa de sua bondade com pobres, anciãos, enfermos e animais. Poucos na sua época acreditavam nele, um deles, seu seguidor, era seu primo.
Foi perseguido por sacerdotes e reis, e aos 77 anos, assassinado em um templo.
Seus seguidores acreditam que ele voltará, julgará os mortos e trará a Salvação.

KUKULCAN ou QUETZACÓATL, Maias e Astecas
Filho da Deusa Terra Primordial.
Chamado de “Serpente Implumada”, “O Protetor” ou “Deus Branco”.
Veio do oriente.
É o criador do homem, a luz.
Sua manifestação era a natureza e o conhecimento.
Associado ao planeta Vênus, pois seu nascimento teria sido acompanhado por essa estrela.
Kukulcan ou Quetzalcóatl desceu ao submundo para combater o demônio Xibalba e venceu.
Seu símbolo era um espiral ou “caracol”, representando o “sopro da vida”.
O sangue humano para os Maias e Astecas era o bem mais precioso dos deuses.
Morreu e transcendeu aos céus, de onde seus seguidores acreditam que um dia voltará para a Salvação.

JESUS CRISTO
Nascimento: 25 de Dezembro, Israel, Porém, outros cálculos remetem a 17 ou 19 de Julho [que também é uma das possíveis datas do nascimento de Krishna], ou ainda, ao mês de março.
Filho de Maria, a virgem.
Seu nascimento foi acompanhado por uma estrela(Sírius), onde três reis magos(três marias ou três reis, para os antigos) a seguiram para buscar o salvador.
Na infância, aprendeu com os sacerdotes do templo, onde já era um pequeno profeta e surpreendia os mesmos.
Teve doze discípulos, foi professor e pastor.
Transformou água em vinho, enfrentou o deserto por 40 dias, encontrou-se com um ser maligno dito como demônio ou Satanás, andou sobre as águas, fez muitos milagres, profetizou.
Conhecido como, “A verdade”, “A luz”, “Cordeiro de Deus”, “Alpha e Ômega”, “Bom pastor”, “O caminho”, “O filho adorado de Deus”, “Senhor dos Senhores”, “Rei dos reis”, entre outros.
É representado como  filho na Trindade "Pai, Filho e Espírito Santo".
Foi crucificado, ressuscitou após três dias e acredita-se que dele virá a Salvação.

UMA QUESTÃO A SE LEVAR EM CONTA:
Se os "messias" acima citados, são passíveis de análise e debate, um fato pelo menos é incostestável, pois trata-se de História, aconteceu, está registrado, não há o que se discutir nem duvidar:

A divindade de Cristo foi instituída no "Concílio de Nicéia", no ano 325 D.C., através de votação, ou seja nem mesmo os católicos daquela época tinham certeza se Jesus mera mesmo "o Filhode Deus", e Contantino, que entrou para a História como o primeiro imperador romano cristão, ameaçou de exílio, e até mesmo de morte, os bispos que votassem contra.

Nesse período o cristianismo ainda convivia com os ritos pagãos antigos, grande parte do povo, talvez ainda a maioria ou pelo menos a metade, cultuava os antigos deuses, e levou ainda muitos anos, e às custas de diversos interesses e conchavos politicos entre governantes e a "igreja", para que o cristianismo finalmente se impusesse e suprimisse as antigas religiões, não raramente através do uso da força, da violência e de terríveis ameaças de condenações e punições não somente da alma como também físicas.

4 comentários:

  1. Essas informações não procedem, pois Jesus não nasceu nessa data, todas essas nações não possuíam o mesmo calendário para esses nascerem no mesmo dia e mês. Confira outros erros que vocês cometeram:
    http://logosapologetica.com/desmascarando-as-mentiras-do-zeitgeist/

    Estudem a vida dos outros e verão que isso o que vocês disseram não procede, possui vários erros de história ae.
    1] Hórus:
    http://www.pantheon.org/articles/h/horus.html
    www.reshafim.org.il/ad/egypt/osiris.htm#horus
    http://tektonics.org/copycat/osy.html
    http://www.thenazareneway.com/index_egyptain_book_dead.htm
    The Eye of Horus - THURSTON, Carol.

    [2] Mithra:
    http://www.newadvent.org/cathen/10402a.htm
    www.pantheon.org/articles/m/mithra.html
    http://www.tektonics.org/copycat/mithra.html

    [3] Dionísio:
    Representação do deus grego Dionísio: http://2.bp.blogspot.com/-xKYdR8GKLSc/T7G4DHx-XMI/AAAAAAAAAlo/bZ-WAWTjajI/s400/mg-deusdionivinhpraz.jpg
    http://www.pantheon.org/articles/d/dionysus.html
    http://www.greekmythology.com/Other_Gods/Dionysus/dionysus.html

    [4] Attis:
    http://www.britannica.com/EBchecked/topic/42255/Attis&usg=ALkJrhjKjMdHIHA-47Z-kk6TSns_aajh8g
    http://www.tektonics.org/copycat/attis.html

    [5] Krishna:

    http://www.pantheon.org/articles/k/krishna.html
    http://hinduism.about.com/od/lordkrishna/a/krishna.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e esses links de supostos estudiosos que tentam abafar ou contradizer tudo que o cristianismo realmente é, DE ORIGEM PAGÃ! sem mais.

      Excluir
  2. http://cartasdecristobrasil.com.br/downloads/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo Blog, recomendo a leitura do link acima, a qualquer pessoa curiosa e que tenha bom senso.

      Excluir