ODIN - O DEUS SUPREMO DA MITOLOGIA NÓRDICA |
A MITOLOGIA NÓRDICA, também chamada de mitologia germânica, mitologia viking ou mitologia escandinava se refere a uma religião pré-cristã, crenças e lendas dos povos escandinavos, incluindo aqueles que se estabeleceram na Islândia, onde a maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foram construídas. Esta é a versão mais bem conhecida da mitologia comum germânica antiga, que inclui também relações próximas com a mitologia anglo-saxônica. Por sua vez, a mitologia germânica evoluiu a partir da antiga mitologia indo-européia.
THOR - DEUS DO TROVÃO |
No folclore escandinavo estas crenças permaneceram por mais tempo, e em áreas rurais algumas tradições são mantidas até hoje, recentemente revividas ou reinventadas e conhecidas como ÁSATRÚ ou ODINISMO. A mitologia remanesce também como uma inspiração na literatura assim como no teatro e no cinema.
Tîwaz - PREDECESSOR DE ODIN |
A família é o centro da comunidade, podendo ser estreitamente relacionada tanto com a fertilidade-fecundidade quanto com a agressividade de um povo hostil e habituado as guerras, em uma sociedade totalmente rural que visa a prosperidade e a paz para si. Deste modo, a religião é muito mais baseada no culto do que no dogmatismo ou na metafísica, uma religiosidade baseada em atos, gestos e ritos significativos, muitas vezes girando em torno de festividades a certos deuses, como ODIN e TÎWAS (identificado por alguns estudiosos como predecessor de ODIN).
Pode-se dizer que a religião viking não existia sem um ritual e abordava exclusivamente o culto aos ancestrais; era uma religião que ignorava o suicídio, o desespero, a revolta e mais do que tudo, a dúvida e o absurdo. Segundo alguns autores, era "uma religião da vida".
FONTES LITERÁRIAS
PÁGINA DO Gesta Danorum |
1) Gesta Danorum - desenvolvido pelo dinamarquês Saxo Grammaticus onde, entretanto, os deuses nórdicos estão fortemente descaracterizados.
2) Prose of Younger Edda - escrita no início do Século XIII. À primeira vista, ele parece um manual para aspirantes a poetas, que lista e descreve os contos tradicionais que deram forma à base de expressões poéticas padronizadas, tais como os kennings. O autor da Prose of Younger Edda é reconhecido como sendo Snorri Sturluson, o renomado chefe, poeta e diplomata da Islândia.
PÁGINA DE UM DOS EDDAS |
FONTES ANTROPOLÓGICAS E GEOGRÁFICAS
ALFABETO RÚNICO |
1) Folclore escandinavo - Ainda fazem parte e sobrevivem na Escandinávia diversas lendas cujas origens se encontram na mitologia nórdica.
2) Nomes de lugares - Na Escandinávia muitas regiões e lugares receberam nomes cuja origem se encontra nos deuses da MITOLOGIA NÓRDICA.
SLEIPNIR - O CORCEL DE OITO PATAS QUE SERVIA DE MONTARIA PARA ODIN |
FREYR - DEUS DO SOL, DA CHUVA E DA AGRICULTURA, PATRONO DA FERTILIDADE |
Sleipnir o cavalo de oito patas de Odin, filho de Loki com outro cavalo, Loki estava destraindo o cavalo de um gigante que prometerá construir a cidade dos deuses em troca de Freya(se lembro bem era Freya, ou era outra deusa)
ResponderExcluirOdin só tem um olho, o outro ele atirou em um poço em troca de sabedoria
ResponderExcluirGrato pelas informações que vc acrescentou, Eduardo. Estou estudando e aprendendo sobre mitologia nórdica ao mesmo tempo que estou postando, por isso toda colaboração é bem vinda.
Excluir