Na MITOLOGIA NÓRDICA (ou mitologia anglo-saxônica), se acreditava que a terra era formada por um enorme disco liso.
ASGARD, onde os deuses viviam, se situava no centro do disco e poderia ser alcançado somente atravessando um enorme arco-íris (a ponte de Bifrost).
A PONTE DE BIFROST (CAMINHO BRILHANTE) OU PONTE DO ARCO-ÍRIS, PASSAGEM ENTRE ASGARD, LAR DOS DEUSES, E O MUNDO DOS MORTAIS |
ASGARD |
Os IOTNAR
(gigantes) viviam
em um domicílio
equivalente
chamado
Jotunheim
(Casa dos gigantes).
Uma enorme ábade
no subsolo
escuro e frio
HEL - DEUSA SOBERANA DO MUNDO DOS MORTOS |
formava o Niflheim,
que era governada
Este era
a moradia eventual
da maioria
dos mortos.
Situado em
algum lugar no sul
ELFA DO TIPO LJÓSÁLFAR (ELFOS LUMINOSOS) |
ficava o reino impetuoso
de Musphelhein,
repouso dos
gigantes do fogo.
Outros reinos
adicionais da
mitologia nórdica
incluem o Alfheim,
repouso dos
ELFOS luminosos
(Ljósálfar),
o Svartalfheim,
repouso dos
ELFOS escuros,
e Nidavellir,
as minas
OS ANÕES DE NIDAVELIR, CONSIDERADOS GRANDES GUERREIROS |
dos ANÕES.
Entre ASGARD
e Niflheim
estava MIDGARD,
o mundo
dos homens,
que compreendia
como
a Terra Média.
ELFO ESCURO |
Mas pode-se, contudo, verificar a existência de pelo menos nove mundos, conhecidos como os Nove Mundos da MITOLOGIA NÓRDICA, que se não são talvez os únicos, são pelo menos considerados os principais.
IGGDRASIL, a árvore da vida, é a figura central do mundo e tudo o mais existe ao seu redor ou se sustenta em seus ramos ou outras partes.
Em volta da IGGDRASIL enrola-se JORMUMGARD, a serpente do mar que circula o mundo inteiro. Os mundos da MITOLOGIA NÓRDICA seriam os seguintes:
IGGDRASIL, a árvore da vida, é a figura central do mundo e tudo o mais existe ao seu redor ou se sustenta em seus ramos ou outras partes.
Em volta da IGGDRASIL enrola-se JORMUMGARD, a serpente do mar que circula o mundo inteiro. Os mundos da MITOLOGIA NÓRDICA seriam os seguintes:
os iotnar (gigantes) |
4 - Vanaheim (Vanaheimr), lar dos VANIR, outro clâ de Deuses geralmente vistos como adversários dos deuses de ASGARD. Em geral são deuses mais pacíficos, ligados á agricultura e a natureza, o que não impedia que muitas vezes estivessem em oposição ao clâ dos ÆSIR, de ASGARD.
Também pode-se incluir nesse grupo deuses oriundos de outras culturas e mitologias, de forma que muitos dos VANIR poderiam ser considerados como uma espécie de deuses "estrangeiros".
5 - Alfheim (Álflheimr), a terra do ljósálfar, os ELFOS luminosos, assim chamados por irradiarem luz. Segundo as lendas, deparar-se com um desses ELFOS era uma visão tão bela quanto admirar o próprio sol.
6 - Musphelhein, lar dos gigantes de fogo.
O POVO ANÃO |
5 - Alfheim (Álflheimr), a terra do ljósálfar, os ELFOS luminosos, assim chamados por irradiarem luz. Segundo as lendas, deparar-se com um desses ELFOS era uma visão tão bela quanto admirar o próprio sol.
6 - Musphelhein, lar dos gigantes de fogo.
7 - Svartalfheim, lar do ELFOS escuros. Por causa do nome, há uma tendência nos tempos modernos de representá-los com a pele enegrecida ou acinzentada, ou mesmo escura como uma sombra, mas na realidade a razão deste nome é que, em contra partida dos ELFOS luminosos, esses não irradiavam luz dos próprios corpos.
8 - Nidavellir, lar dos ANÕES, grandes guerreiros, apesar de aparentemente sobreviverem do minério extraído de suas minas.
São em geral representados como fanfarrões, grosseiros e beberrões, armados e vestidos a moda dos vickings, de barbas e cabeleiras muito longas e cheias, quase selvagens, mas muito valorosos em batalha.
9 - Niflheim, o mundo dos mortos, governado pela deusa HEL, vista nos tempos atuais obviamente como a deusa da morte, embora, segundo alguns estudiosos, ela fosse na verdade a deusa do renascimento. Geralmente representada com o rosto e o corpo dividido ao meio, de um lado uma bela mulher e do outro uma criatura monstruosa, geralmente uma caveira ou com feições mórbidas.
NIFLHEIM - O MUNDO DOS MORTOS |
9 - Niflheim, o mundo dos mortos, governado pela deusa HEL, vista nos tempos atuais obviamente como a deusa da morte, embora, segundo alguns estudiosos, ela fosse na verdade a deusa do renascimento. Geralmente representada com o rosto e o corpo dividido ao meio, de um lado uma bela mulher e do outro uma criatura monstruosa, geralmente uma caveira ou com feições mórbidas.
kkkkkkkk a imagem do elfo iluminado que vc pegou é na verdade de um jogo( o jogo chama Shaya)
ResponderExcluirHel é a filha de Loki que foi banida por Odin para Niflheim onde ela se torna a governanta
Jormungad é expulsa para o mar Jormun e Fenrir preso
Todas as suas informções estão corretas, Eduardo, mas o objetivo dessa postagem é enumerar os mundos nórdicos e descrevê-los rapidamente. Os mitos individualmente serão estudados oportunamente. E quanto ao elfo luminoso, de onde vc acha que os personagens de muitos desses jogos foram inspirados? Não só da mitologia nórica como também de diversas outras mitologias. A imagem é apenas ilustrativa e corresponde à descrição do mito, até porque, qualquer imagem que fosse postada corresponderia à concepção do artista que a criou. A não se que alguém tenha fotografado um elfo verdadeiro, coisa que desconheço, rssss....
Excluire Yggdrasil é com Y e não com I
ResponderExcluirMais uma vez correto. Só que ambas a formas de se escrever estão corretas, isso é questão de fonética, não de ortografia. É a mesma coisa que whisky e uísque. No caso de Iggdrasil, eu preferi usar a escrita aportuguesada, co "I".
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