MITOLOGIAS MUNDIAIS E CONCEITOS

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ÉREBUS

ÉREBUS - A ESCURIDÃO PROFUNDA
ÉREBUS (do grego: Ἔρεβος, Erebos, "sombra" ou "escuridão profunda"), mais comumento traduzido como ÉREBO é, segundo a Teogonia, de Hesíodo, na mitologia grega, a personificação da escuridão, mais precisamente o criador das Trevas. Tinha seus domínios demarcados por seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como "Vácuo" logo acima dos mantos noturnos de sua irmã NYX, a personificação da noite.

Sendo um dos filhos de KHAOS, ÉREBUS juntamente de sua irmã gêmea, NYX, nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares; a partir de "pedaços" de KHAOS, ÉREBUS e NYX passam a ser os mais velhos imortais do universo, logo após KHAOS.

ÉREBUS desposou NYX, gerando mais dois deuses primordiais: o ÉTER (conhecido como a Luz celestial) e HEMERA (o Dia).

CAROTE ATRAVESSADO AS ALMAS PELORIO AQUERONTE
Foi conhecido por ser um dos maiores inimigos de ZEUS, conta-se que os Titãs pediram socorro a ÉREBUS e pessoalmente o primórdio havia descido até o Tártaro para libertar os filhos de Gaia, porém foi surpreendido por ZEUS e HADES que tiveram a ajuda de NYX para lançar ÉREBUS nas profundezas do rio AQUERONTE, a fronteira dos dois mundos.

Na medida em que o pensamento mítico dos gregos se desenvolveu, ÉREBUS deu seu nome a uma região do Hades por onde os mortos tinham de passar imediatamente depois da morte, para entrar no Hades. Após CARONTE tê-los feito atravessar o rio AQUERONTE, entravam no TÁRTARO, o SUBMUNDO propriamente dito.

ÉREBUS era também, frequentemente, usado como sinônimo de Hades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário