MITOLOGIAS MUNDIAIS E CONCEITOS

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SERES DIVINOS E OUTRAS CRIATURAS SOBRENATURAIS DA MITOLOGIA NÓRDICA

GUERRA DE CLÃS: Æsir vs. Vanir
Há três "clãs" de divindades: os ÆSIR, os Vanir e os Iotnar (gigantes). 

A distinção entre o ÆSIR e o VANIR é relativa, pois na mitologia os dois finalmente fizeram a paz após uma guerra prolongada, ganha pelos ÆSIR
Entre os embates houve diversas trocas de reféns, casamentos entre os clãs e períodos onde os dois clãs reinavam conjuntamente. 
Alguns deuses pertencem à ambos os clãs. 

 Alguns estudiosos especulam que esta divisão simboliza a maneira como os deuses das tribos invasoras indo-européias suplantaram as divindades naturais antigas dos povos aborígenes, embora seja importante notar que esta afirmação é apenas uma conjectura.

Outras autoridades consideram a divisão entre ÆSIR/VANIR simplesmente a expressão dos nórdicos acerca da divisão comum Indo-Européia acerca das divindades, paralela aos deuses Olímpicos e os Titãs da mitologia grega, e algumas partes do Mahabharata.

GUERREIROS Æsir E Vanir EM CAMPO DE BATALHA
Observando de uma forma simplificada, os ÆSIR são os deuses mais cultuados e temidos, são os que vivem em ASGARD e em geral são representados de forma mais heróica e belicosa, enfim, os grandes e poderosos senhores dos mundos. 
Já os VANIR seriam deuses mais ligados a natureza, aos campos, etc.  

IOTNAR (GIGANTES OU TROLLS)
Muitas vezes vistos como mais pacíficos, embora isso não seja uma regra absoluta, os VANIR em alguns casos são às vezes facilmente indetificáveis com deuses de outras origens e mitologias, o que pode levar a crer, numa visão bastante simplória do mito, que alguns deles, ou entre eles, podem ser considerados de certa forma como "deuses estrangeiros".

O ÆSIR e o VANIR são geralmente inimigos dos IOTNAR (Iotunn ou Jotuns no singular; Eotenas ou Entas, em inglês arcaico). São comparáveis ao Titãs e aos Gigantes da mitologia grega e traduzidos geralmente como "gigantes", embora trolls e demônios sejam sugeridos como alternativas apropriadas. 

THOR, DO CLÁ DOS Æsir, ENFRENTANDO UM GIGANTE
Entretanto, os ÆSIR são descendentes dos IOTNAR e tanto os ÆSIR como os VANIR realizaram diversos casamentos entre eles. 

Alguns dos gigantes são mencionados pelo nome no Eddas, e parecem ser representações de forças naturais. 

Há dois tipos gerais de gigante: gigantes da neve e gigantes do fogo. 

Havia também ELFOS e ANÕES e, apesar de seu papel na mitologia ser bastante obscuro, normalmente são apresentados tomando o partido dos deuses.

Além destes, há muitos outros seres supernaturais: 

FENRIS (ou Fenrir) o lobo gigantesco, 

Fenris
Jormungard
JORMUMGARD, a serpente do mar que circula o mundo inteiro. 

Estes dois monstros são descritos como primogênitos de LOKI, o deus da mentira com uma giganta. 

HUGIN E MUNIN (pensamento e memória), são criaturas mais benevolentes, representadas por dois corvos que mantêm ODIN, o deus principal, 
Hugin e Munin
informado do que está acontecendo na terra, atuando como seus olhos e ouvidos; 

Ratatosk
RATATOSK, o esquilo que atua como mensageiro entre os deuses e YGGDRASIL, a árvore da vida, figura central na concepção deste mundo.

Assim como muitas outras religiões politeístas, esta mitologia não apresenta o característico dualismo entre o bem e o mal da tradição do oriente médio. 

Thor VS. Loki
Assim, LOKI não é primeiramente um adversário dos deuses, embora se comporte frequentemente nas histórias como o adversário primoroso contra o protagonista THOR, e os gigantes não são fundamentavelmente malignos, apesar de normalmente rudes e incivilizados. 

O dualismo que existe não é o mal contra o bem, mas a ordem contra o caos. 

Os deuses representam a ordem e a estrutura visto que os gigantes e os monstros representam o caos e a desordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário